A Cidade De Santos Além Do Mar

Que Santos é uma cidade litorânea do estado de São Paulo, todo mundo sabe, mas você sabia que existem ótimas opções de lazer em Santos, além do mar?

Pois é, a cidade de 474 anos de idade e com mais de 433 mil habitantes é abriga diversas atrações que agradam todo tipo de público. Então se você é daqueles que não curtem praia, ou até curte, mas quer diversificar os passeios, eu escolhi algumas opções que podem te agradar ao visitar Santos.

Para os intelectuais, a história
Se você é daqueles que relaxa adquirindo cada vez mais conhecimento, visitando museus, livrarias e pontos antigos em todos os lugares por onde passa, com certeza não vai fazer diferente em Santos né? Confira algumas opções de diversão para você:

Museu do Café

Museu do Café


Sediado em um prédio antigo e de arquitetura clássica e imponente, de longe você já começa a sentir a emoção de estar em um prédio histórico de Santos. Mas é só o começo, o melhor te aguarda assim que pisar do lado de dentro.

O acervo do museu é tão vasto quanto se pode ser em um espaço imenso, você vai encontrar itens dos mais diversos tipos, como documentos que abordem a história do café e mostrem transações comerciais, notícias, avanços tecnológicos e por aí vai.

Também poderá ver objetos para plantio e colheita, transporte, preparo e armazenamento dos grãos, desde o início do cultivo deles até os que estamos acostumados a ver por toda a parte.
O custo é de 10 reais, e vale a pena para quem gosta de estar por dentro da história.

Linha do Bonde

Linha do Bonde


Antigamente, o transporte público da cidade era feito por meio de linhas de bonde, aquelas que hoje passam em novelas de época, sabe? Mas o legal é que em Santos existe uma linha preservada até hoje, e funcionando para fins de turismo.

A bordo de um vagão que está em atividade desde a época original do bonde de Santos, você percorrerá todos os pontos históricos importantes para acidade, desde praças, casas de figuras ilustres, prédios públicos e até monumentos.

Como se já não fosse demais estar em um bonde que realmente já funcionou como meio de transporte principal antes, os funcionários ainda utilizam uniforme da época e controlam a máquina da mesma forma que faziam antigamente. É como se durante 40 minutos você fizesse uma viagem no tempo.
O custo deste passeio é de 7 reais.

Pinacoteca Benedito Calixto

Pinacoteca Benedito Calixto


Sediado em um casarão deslumbrante com arquitetura do século XX, a pinacoteca preserva o estilo de casa da nobreza, com sala de jantar, salão principal e quartos. A diferença é que em cada espaço existem hoje várias exposições.

O acervo do local conta com 65 obras de Benedito Calixto, incluindo pinturas e estudos pessoais, além de pinceis e materiais de pintura utilizados por ele. Além disso, os jardins da propriedade são cheios de esculturas, um show a parte.
A visita é gratuita.

Aos atletas, futebol
Se estamos em Santos, precisamos falar de futebol né? Se você é desses, separei opções para você.

Memorial das Conquistas:

Memorial das Conquistas


Sediado na Vila Belmiro, conta com vários itens que contam a história do Santos Futebol Clube.

Você pode visitar vestiários, salas de imprensa e de troféus e os armários dos jogadores. Além disso é possível chegar ao gramado, tudo isso por 12 reais, vale muito a pena.

Museu Pelé

Museu Pelé


Dedicado à história do rei do futebol, o museu conta com itens de todos os estilos que pertencerão ao Pele e que contam toda sua trajetória no futebol.
Está sediado nos Casarões de Valongo que foram reconstruídos só para abrigar os itens que lá estão.

São chuteiras, camisas, bolas, bermudas e alguns troféus também. Além das exposições de itens existe a exibição de filmes e documentários que tratam da vida e trajetória de Pelé. Tudo isso pelo valor de 10 reais.

Para os zen, a natureza
Se você prefere passeios ao ar livre, aqui vão algumas dicas:

Orquidário

Orquidário


A cidade conta com um orquidário de mais de 22 mil metros quadrados, que possui mais de 3500 tipos de orquídeas ao ar livre.
Além de orquídeas o passeio ao ar livre te coloca em contato com a natureza em geral, nos campos e gramados do local.

Monte Serrat

Monte Serrat


Se você topar subir o monte, vai ser presenteado com uma bela vista da cidade inteira. O caminho é feito de bonde ou de escada, mas é longo.
Além da vista, você vai conhecer ao chegar no topo o antigo cassino de Santos e o Santuário de Nossa Senhora do Monte Serrat.

É um ótimo passeio de caminhada e contato com a natureza, se você gosta desse tipo de lazer. Viu só? Nem só de praia vive o turista em Santos, existem ótimas opções para você que não quer ir para a cidade e ficar somente na praia. Bom passeio!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp