ChowChow: o Imponente de Língua Azul

ChowChow, o Imponente de Língua Azul! Se você está pesquisando sobre cachorros, ouso dizer que não chegou até o ChowChow através do nome, mas pela língua azul, acertei? De fato, o que mais chama atenção nos cães dessa raça é a língua, porém eles têm uma história bastante interessante.

Os ChowChow surgiram na China há tanto tempo que especialistas não são capazes de determinar com certeza uma data, mas afirmam que se trata de milênios atrás, servindo como cães de caça e de guarda para os nobres chineses, que buscavam estes cães por conta de seu porte imponente.

Quase chegaram a desaparecer por conta dessas atividades, e no início do século XVIII tornaram-se tão raros que eram vistos apenas em grandes palácios e mosteiros. Há quem diga até que essa quase extinção está relacionada com a busca pela pele e carne dos animais para roupas e alimentação.

Seu desaparecimento só não foi total pois ainda no século XVIII com o fortalecimento dos laços comerciais entre China e Inglaterra, os ChowChow passaram a ser levados também para a Europa e encantando até a rainha Vitória, maior responsável pela fama mundial que a raça recebeu.

Foi na Inglaterra inclusive que surgiu o nome ChowChow, já que para os chineses até hoje eles são chamados de SongshiQuan, que significa cão-leão-empolado.

Mas cá entre nós, o nome é o que menos importa, essa raça encanta tanto os corações da realeza quanto de personalidades mundiais, como por exemplo Sigmund Freud, o pai da psicanálise.

A fama é tanta que em 1980 o ChowChow foi considerado o sexto cão mais popular da América, não é para qualquer um, né? Também, com um porte imponente e pelos que chamam atenção de qualquer um pela semelhança com uma juba de leão, qualquer um ficaria de queixo caído.

Isso sem falar na famosa língua azul, marca registrada dos ChowChow. Outra característica marcante em um ChowChow é o que venho comentando até aqui, o porte imponente, composto por um andar suave, feição séria, porém tranquila e um temperamento extremamente discreto, ou seja, não espera algazarra de um ChowChow, realeza, lembra?

A discrição e o semblante sério fazem com que até hoje essa seja uma das raças mais adequadas para desempenhar a função de cão de guarda. Mas atenção: um cão dessa raça nãotem temperamento de ataque, apenas de alertar ao dono que há algo de errado no ambiente.

Nem pense em algum tipo de treinamento para mudar esse temperamento, os ChowChow são conhecidos por aprenderem o básico do adestramento, não são capazes de assimilar treinamentos complexos como os de ataque.

Se você pensa em ter um ChowChow, antes responda algumas perguntas minhas:

Quanto Espaço Você Tem?

Sim, Quanto Espaço Você Tem? Porque estamos falando de cães que podem ultrapassar os 60 centímetros de altura e ter um peso entre 20 e 30 kg. Além disso, para que não fiquem estressados e irritadiços precisam contam com um amplo espaço de locomoção.

Quanto Tempo Você tem Disponível para Passeios?

Jura que você achou que só um quintal daria conta? Não dá! Você precisa fazer com que o cão gaste bastante energia durante o dia, além do que ele fará sozinho no seu gramado.

Mas tome cuidado, há alguns horários mais indicados para o passeio, como o início da manhã e o início da noite para evitar temperaturas muito elevadas. Também não ache que o ChowChow fará corridas ou outros tipos de exercício físico com você, ele não curte! O gasto de energia é em passeios moderados.

Onde você Mora Tem Um Clima Muito Quente?

Um ChowChow lida muito bem com temperaturas baixas e um frio rigoroso, mas não fica muito à vontade em temperaturas quentes de verão intenso, preste bastante atenção nisso para que seu cão não sofra de calor.

Caso você tenha respondido bem todas as perguntas, vá em frente e tenha um ChowChow sem medo. Por mais que precise de passeios regulares, é extremamente independente, ou seja, não precisa de atenção constante e fica bem se você precisar passar o dia todo no trabalho enquanto ele faz a segurança da casa.

Fique tranquilo que aqui independência não quer dizer falta de apego viu? O ChowChow é bem apegado em todos os membros da família e pelo temperamento discreto e sereno interage com todos sem risco de se estressar de repente.

Se você cuidar direitinho, seu ChowChow pode viver até 15 anos ao seu lado, mas para isso lembre-se: siga as recomendações que fiz nas perguntas, mantenha uma dieta nutritiva e adequada para o seu pet e aproveitem muito a companhia um do outro!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp