O Que é Marketing Digital?

Marketing digital é o uso da Internet, dispositivos móveis, mídias sociais, mecanismos de busca e outros canais para alcançar os clientes.

Alguns marqueteiros acreditam que o marketing digital é um esforço completamente novo que requer uma maneira totalmente nova de abordar os consumidores e novas maneiras de entender como os consumidores se comportam em comparação com o marketing clássico.

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Principais Conclusões

O marketing digital é o uso da Internet para chegar aos clientes.

O marketing digital é um campo bastante extenso, incluindo o envolvimento do consumidor através de correspondência eletrônica, marketing de conteúdo, plataformas de descoberta e mídias sociais, entre outros.

Entendendo o Marketing Digital

O marketing digital visa um segmento específico da base de consumidores e é interativo.

O marketing digital está em ascensão e inclui anúncios de resultados de busca, anúncios de correspondência por e-mail e tweets promovidos – qualquer coisa que incorpore marketing com feedback do consumidor ou uma relação bidirecional entre a organização e o comprador.

O marketing na Internet é diferente do marketing digital.

Marketing na Internet é publicidade que é feita somente na Internet, enquanto o marketing digital pode ser feito através de dispositivos móveis, em uma plataforma de metrô, em um videogame ou através de um aplicativo telefônico capaz.

Na linguagem do marketing digital, os anunciantes são normalmente chamados de fontes, enquanto os membros de anúncios segmentados são normalmente chamados de destinatários.

As fontes geralmente têm como alvo destinatários bastante específicos e bem definidos. Para dar um exemplo, após expandir as horas noturnas de várias de suas localidades, o McDonald’s precisava divulgar a palavra.

Ele foi para os trabalhadores de turno e os trabalhadores pendulares com anúncios digitais, pois a organização sabia que essas pessoas constituíam um segmento monumental de seu comércio noturno.

O McDonald’s os encorajou a baixar um aplicativo de busca de restaurantes novinho em folha e foi até eles com anúncios colocados em caixas eletrônicos e postos de gasolina, bem como em sites que conhecia seus consumidores freqüentados durante a noite.

Canais de Marketing Digital

AMarketing do Site

Um portal web é a peça central de toda ocupação de marketing digital. Por si só, é um canal bastante poderoso, mas é também o principal meio para a realização de diferentes campanhas de marketing on-line.

Um cibersite deve representar uma marca, um produto e um serviço de uma maneira clara e memorável. Ele deve ser rápido, móvel e simples de usar.

Publicidade Pay-Per-Click (PPC)

A publicidade PPC permite que os marqueteiros cheguem aos usuários da Internet em uma seqüência de aplicações virtuais através de anúncios pagos. Os especialistas em marketing têm a capacidade de criar campanhas de PPC no Google, Bing, LinkedIn, Twitter, Pinterest ou Facebook e demonstrar seus anúncios a indivíduos que buscam termos envolvidos com produtos ou serviços.

As campanhas de PPC têm a capacidade de segmentar os usuários com base em suas propriedades demográficas (como idade ou sexo), ou mesmo direcionar seus interesses particulares ou localização. As plataformas de PPC mais famosas são os anúncios do Google e do Facebook.

Marketing de Conteúdo

O objetivo do marketing de conteúdo é atingir consumidores potenciais através do uso do conteúdo.

O conteúdo é freqüentemente publicado em um portal web e depois promovido através de mídias sociais, e-mail marketing, SEO ou mesmo campanhas PPC.

As ferramentas de marketing de conteúdo incluem blogs, ebooks, cursos on-line, infográficos, podcasts e webinars.

Email Marketing

O e-mail marketing ainda é um dos canais de marketing digital mais eficazes. Muitas pessoas confundem o e-mail marketing com mensagens de spam, mas o e-mail marketing não é sobre spam.

O e-mail marketing é o meio de entrar em contato com seus clientes potenciais ou indivíduos interessados em sua marca. Muitos profissionais de marketing digital usam todos os outros canais de marketing digital para adicionar clientes potenciais às suas listas de e-mail e depois, através do e-mail marketing, inventam funis de compra de clientes para transformar esses clientes potenciais em clientes.

Marketing de Mídia Social

O objetivo principal de uma campanha de marketing nas mídias sociais é construir a consciência da marca e estabelecer a confiança social.

A medida que o marketing de mídia social se aprofunda, ele pode ser usado para atingir consumidores potenciais ou mesmo como um canal de marketing direto.

Marketing de Afiliação

O marketing afiliado é uma das formas mais antigas de marketing, e a Internet deu nova vida a este antigo recurso.

Com o marketing de afiliados, os influenciadores promovem os produtos de outras pessoas e recebem uma comissão toda vez que uma venda é feita ou que uma liderança é introduzida.

Muitas organizações bem conhecidas como a Amazon têm programas de afiliação que pagam milhões de dólares por mês a sites que vendem seus produtos.

Vídeo Marketing

O YouTube tornou-se o segundo mecanismo de busca mais conhecido e vários usuários recorrem ao YouTube antes de fazer uma escolha de compra, para aprender algo, ler uma resenha ou simplesmente relaxar.

Existem numerosas plataformas de vídeo marketing, tais como Facebook Clip videos, Instagram ou mesmo TikTok, que têm a capacidade de usar para fazer uma campanha de vídeo marketing.

As organizações possuem mais triunfos com vídeo se o incorporarem com SEO, marketing de conteúdo e campanhas mais amplas de marketing em mídia social.

Mensagens SMS

As organizações e organizações sem fins lucrativos utilizam adicionalmente SMS ou mensagens de texto para enviar informações sobre suas últimas promoções ou dar oportunidades aos consumidores desejosos.

Candidatos políticos que concorrem a cargos também usam campanhas de mensagens SMS para divulgar informações positivas sobre suas próprias plataformas.

Embora a tecnologia tenha avançado, muitas campanhas de escrever para doar também permitem que os consumidores paguem ou doem diretamente através de uma mensagem de texto fácil.

Desafios do Marketing Digital

O marketing digital representa desafios especiais para seus fornecedores. Os canais digitais estão proliferando rapidamente, e os marqueteiros digitais devem se manter atualizados sobre como esses canais funcionam, como os destinatários os utilizam e como utilizá-los para comercializar efetivamente seus produtos ou serviços.

Além disso, está se tornando cada vez mais complexo captar a atenção dos destinatários, que estão cada vez mais inundados com anúncios da concorrência.

Os profissionais de marketing digital também estão tendo dificuldade de peneirar a enorme proporção de dados que capturam e exploram essas informações em novas atividades de marketing.

O desafio de capturar e utilizar os dados de forma eficaz destaca que o marketing digital precisa de uma abordagem de marketing baseada em um profundo entendimento do comportamento do consumidor.

Exemplificando, você pode pedir a uma organização que analise novas formas de comportamento do consumidor, como o uso de mapas de calor do cibersite para entender melhor a jornada do comprador.

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