O que é um Gerente de Tráfego e o que ele faz?

O que é um Gerente de Tráfego e o que ele faz?

A Função de Gerente de Tráfego se tornou necessário em qualquer equipe de Marketing. É o profissional que controla, gerencia e rastreia o tráfego que um website recebe.

Um papel necessário em uma época em que os dados e sua medição são cada vez mais importantes. Neste posto lhe dizemos o que é um Gerente de Tráfego e o que ele/ela faz. Continue lendo e descubra por quê. Vá em frente!

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O Gerente de Tráfego é um dos 10 perfis de Marketing Digital mais demandados, e sua importância continua a crescer.

Gestor de Trafego

O que é um Gerente de Tráfego?

O Gerente de Tráfego está encarregado de gerenciar o tráfego recebido do site. Sua principal tarefa é estimar a quantidade de tráfego que o website precisa para atingir seus objetivos.

Devido a seu conhecimento do website, o Gerente de Tráfego poderia atuar como Chefe de Departamento, embora seja melhor que ele realize seu trabalho em conjunto com o Gerente de Marketing Digital.

Quais são as funções de um Gerente de Tráfego? Para explicar corretamente sua figura, é importante rever suas principais tarefas:

Monitoramento das visitas ao site: Juntamente com o Analista de Dados, o Traficante controla as visitas que chegaram à página e seu impacto.

A partir daí e a partir dos dados, ele analisa sua qualidade a fim de rastrear novas ações. Seu trabalho está focado, em muitos casos, em determinar quais ações geram mais transações.

Relatórios semanais de campanha: O trabalho de medição do Gerente de Tráfego requer um acompanhamento semanal. Cada semana ele monitora os resultados e os compara com a semana e o ano anteriores.

Desta forma, a comparação e a evolução ajudam a tomar decisões para estratégias futuras.

Definir o orçamento da campanha. O tráfego pago ocupa uma grande parte do tempo do Gerente de Tráfego.

Juntamente com o Departamento de Marketing, ele deve saber como administrar o orçamento disponível para executar as campanhas.

Coordenar as ações em orgânica. Não somente o Gerente de Tráfego é responsável pelo tráfego pago, mas também pelo tráfego orgânico.

Juntamente com o especialista em SEO, ele/ela detecta tendências para desenvolver conteúdos que atraiam tráfego orgânico de qualidade para o website.

Com que ferramentas um Gerente de Tráfego trabalha?

Para gerenciar o tráfego que chega ao website e elaborar relatórios, o Gerente de Tráfego trabalha em conjunto com suas ferramentas de controle.

Estas são as principais ferramentas com as quais ele trabalha:

Códigos de rastreamento: Os UTMs que incorporamos nos diversos links de entrada ajudam a determinar corretamente as fontes de tráfego e a identificar seu impacto.

Folhas de cálculo: O Excel anda de mãos dadas com o Traffic Manager, ele é seu grande aliado.

Nele, ele faz os planos de mídia, campanhas, relatórios, etc. Aí ele coleta os dados para que possam ser tomadas as decisões que impulsionam os dados.

Google Ads: A ferramenta de pagamento do Google Adwords é cada vez mais necessária para o Gerenciador de Tráfego. Nela, ele lança campanhas nos mecanismos de busca para atrair clientes potenciais.

Anúncios sociais: A publicidade em redes sociais permite atingir o público que você está procurando. Além de ser completa, a ferramenta de publicidade do Facebook é também a que tem mais presença, pois permite realizar campanhas para Facebook e Instagram.

Se a empresa é B2B, então a ferramenta ideal é o LinkedIn Ads, para focar em um público profissional.

Ferramentas Web Analytics: Google Analytics, Zoho ou Adobe Analytics são alguns dos programas por excelência para analisar o tráfego na web.

É necessário saber como utilizá-los juntamente com um analista de dados para medir o tráfego, sua qualidade, e traçar novas ações.

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Que habilidades você precisa para ser um Gerente de Tráfego?

Quais aspectos um Gerente de Tráfego deve dominar? Para medir e trabalhar corretamente com o tráfego na web, o perfil é importante. Estas são as principais qualidades que um traficante ideal deve ter: Capacidade Analítica: Este é um ponto primordial. O trabalho com códigos de rastreamento, o domínio das ferramentas analíticas da web e as métricas extraídas precisam de um estudo ideal. Trabalhar com dados faz a diferença para um Gerente de Tráfego ideal. Compreensão do website e do negócio: Não se aplica apenas ao Traficante, porém é essencial conhecer os pontos fortes e as oportunidades do negócio para aplicá-los ao trabalho. Além do negócio, é importante ter um conhecimento profundo do website no qual você está trabalhando, a fim de propor melhorias constantes na experiência do cliente. Capacidade de testar: É essencial testar todas as atividades que realizamos a partir de vários dispositivos e medir os resultados que eles nos oferecem. As conclusões tiradas dos testes falados têm o potencial de fazer a diferença no trabalho do Gerente de Tráfego. Domínio das ferramentas: Para poder trabalhar com habilidade, o Gerente de Tráfego deve dominar e aproveitar ao máximo suas ferramentas SEM, Paid Media e Web Analytics.

Com que métricas um Gerente de Tráfego trabalha freqüentemente?

O perfil analítico do Gerenciador de Tráfego significa que ele trabalha de perto com seus KPIs. Quais são as principais métricas com as quais o Gerenciador de Tráfego trabalha? Dependendo da empresa e do modelo de negócios, vários deles podem variar, mas estes são os principais KPIs a serem considerados:

Número de vendas: As vendas totais, por canal e ticket médio são, em termos de comércio e receita, indicadores com os quais o Gerente de Tráfego trabalha e recebe dados bastante importantes.

Custo por compra: Esta métrica está relacionada com as vendas. O CPA marca as despesas investidas para atingir um marketing.

Custo por compra: Esta métrica está relacionada com as vendas. O CPA marca as despesas investidas para atingir um marketing.

Clique em Taxa de conversão: Este indicador responde às principais campanhas SEM: Os contatos responderam aos anúncios mostrados? O Click Through Rate, conhecido como CTR, mede os cliques alcançados para cada vez que um anúncio é mostrado.

Você quer aprender como trabalhar sob essas métricas e dominar o tráfego recebido pelo site para o qual você trabalha? Se você quer treinar para se tornar um Gerente de Tráfego, o Master in Digital Traffic Manager: SEO, SEM e PPC lhe proporcionará um treinamento completo nas diversas disciplinas do tráfego da web.

Estas são as principais tarefas, habilidades e pontos de vista chave de um Gerenciador de Tráfego. O que você achou? Conte-nos sobre isso e não se esqueça de compartilhar.

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