Palavras Chaves Calda Longa

Garimpando as Palavras Chaves para Artigos.

Iremos iniciar garimpando as palavras chaves utilizando métodos e ferramentas gratuitas para criarmos nossos artigos de conversão, carta de vendas, etc.

O próprio Google sugere complementos na pesquisa indicando o que o usuário está procurando. Vamos escolher o Nicho de informática – Sub-Nicho: Curso de Excel.

Apresentamos a figura a seguir:


Etapas

1-Relacione as palavras chaves sugeridas pelo Google.
Curso de Excel
Curso de Excel Online
Curso de Excel Avançado
Curso de Excel Senac
Curso de Excel Senai
Curso de Excel Completo
Curso de Excel Presencial
Curso de Excel Avançado Senai

2- Produza o seu conteúdo com maior riqueza de detalhes possível que conquiste o leitor, utilizando as palavras chaves pesquisadas nos desenvolvimento do artigo.

Temos 8 públicos com interesse no mesmo assunto com aspectos diferentes e que podem ser explorados, mesmo porque entendemos que cada um deles são trafego que poderá ser direcionado para o seu site.

Vale lembrar que a sua criatividade não esta presa, podendo separar essa palavras chaves em dois ou três grupos para construir mais de um artigo,
Ex: Contruir artigos contendo com ambas palavras chaves.

Artigo 1

  • Curso de Excel Online | Curso de Excel Presencial

Artigo 2

  • Curso de Excel Completo | Curso de Excel Avançado

Artigo 3

  • Curso de Excel Senac | Curso de Excel Senai | Curso de Excel Avançado Senai

Vamos utilizar algumas ferramentas gratuitas para fazer a mesma pesquisa.

Keywords Everywhere – Keyword Tool

Através do auxílio do Keywords Everywhere nós podemos extrair diversas outra intenções de pesquisa pelo usuário Google, conforme as Imagens:

Na imagem acima é apresentado a volumetria de consulta de 2003 a 2020.

Podemos observar que palavras chaves apresentadas no navegador do Google aparecem neste relatório do Keyowrds com algumas palavras chaves complementares que não apareceram em nossa pesquisa com o método anterior.
Existem mais duas imagens de intenção de pesquisa do Keywords Everywhere para simples apreciação e ter ideia de que a internet é um oceano azul a ser explorado, basta ver quantas palavras a mais aparecem neste relatório.

Na tela abaixo, além de apresenta a palavra chave central; Curso de Excel, ele apresenta algumas derivações mostrando qual a intenção da pesquisa

Vamos Utilizar a Ferramenta Ubersuggest!!

Utilizamos a mesma palavra chave Curso de Excel para realizar nossa consulta. Link do Ubersuggest

Segue  os resultados:

O Ubersuggest informa a quantidade por mês de 18.100 consultas da palvra chave curso de Excel.

Usuários com dispositivos móveis são os que mais consultam! Nesta tela também temos as faixas etárias e quando o trafego é pago ou orgânico (SEO), porem isso é assunto sobre Google Ads.

Nesta imagem temos algumas palavras chaves semelhante a nossa primeira pesquisa no navegador do Google e na ferramenta Keywords Everywhere, porem com um detalhe importante.

Cada palavra chave mostra o volume de pesquisa por mês, o que deve ser considerado em nossa estratégia! As duas ultimas colunas são o grau de dificuldade na disputa do rankeamento e posicionamento nas primeiras páginas.

Na imagem acima serve como fonte de inspiração de conteúdo!  Se teve muita interação é porque  foi um conteúdo agradável, ou seja, rico em informação!

Planejador de Palavras  Chave Google Ads

Com o planejador de palavras chaves do Google, você pode ter alem das palavras chaves como também métricas de cada uma.

Com o Planejador de Palavras Chaves do Google, você pode ter alem das palavras chaves como também métricas de cada uma.

Podemos ter os dados da palavra chave consultada como também idéias semelhantes procuradas na rede de pesquisa, que é o Google.

O que nos da opção de palavra chaves a serem usadas em um artigo ou que podem ser usadas em outros artigos de títulos diferentes linckados pra fora do artigo principal, dentro de nosso próprio site, enriquecendo nosso SEO.

As vezes quando você esta escrevendo um artigo de sua própria autoria, mesmo exercendo a pesquisa do assunto, para escrever um bom artigo, surgem novas ideias de novos artigos derivando do tema principal que irá enriquecer ainda mais a estratégia de SEO.

Você pode também pegar qualquer trecho do artigo principal e criar um novo artigo de assunto totalmente fora do artigo principal,  linckando o trecho ou palavra pra dentro do seu site com este novo assunto que você escreveu, esclarecendo mais sobre o tema deste trecho (palavra calda longa).

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp