Petrópolis, A Cidade De Pedro

Petrópolis é a cidade de Pedro, ou melhor, de Dom Pedro, famosa por ser da época do Brasil império e até hoje conservar viva a história deste período.
A cidade tem hoje cerca de 283,400 mil habitantes e atrai turistas de todas as partes do Brasil atrás de visitar os prédios majestosos da família imperial.

Considerada uma das cidades históricas mais importantes do Brasil, certamente pode ser vista como uma das mais charmosas. Vale a visita!

Onde o Império ainda vive
Muitas das construções de Petrópolis têm ligação direta com a família real, visto que fizeram morada por lá durante um tempo.
Por conta disso, até hoje ao visitar este tipo de prédio por lá você vai se sentir em um túnel do tempo, vivenciando a época do império. Principalmente em um destes locais que separei como sugestão:

  1. Catedral São Pedro de Alcântara
    Levando o nome de um frade europeu, que por coincidência é o mesmo do imperador Dom Pedro II, a catedral fica localizada no centro histórico da cidade.

    De arquitetura clássica e decoração requintada, foi construída para as missas da realeza. Hoje é lar dos restos mortais dos nobres brasileiros, como o próprio D. Pedro II, sua esposa, e a princesa Isabel.
  2. Museu do Império
    Bem próximo da catedral, ainda no centro histórico, se encontra o Museu do Império. Construído em um palácio que antes servia para descanso e para festas da realeza brasileira.

    Por seu um espaço imenso e contar com um grande jardim, o acervo começa com lindas esculturas ao longo do espaço aberto, além é claro do próprio jardim, que já foi área de descanso do imperador.

    Dentro, conta com itens que vão desde móveis á vestimentas e objetos pessoais da família imperial, contando como eram suas vidas e como foi este período para o país.

    Estas duas indicações são apenas algumas, você também encontrará a Casa da Princesa Isabel, outros palácios imperiais e até mesmo a casa de Santos Dumont, se quiser fugir do clima de Brasil Império.

    Quando acabar a aula de história, mais diversão
    Os passeios desta cidade histórica vão muito além dos lugares que te mostram a história do império no país.
    Caso você goste de praticar esportes ou sair para bares e restaurantes também existem ótimas ideias de lugares. Separei sugestões para ajudar:
  3. Parque Nacional Serra dos Órgãos
    Ideal para a prática de esportes, e em especial caminhadas e trilhas, o Parque Nacional Serra dos Órgãos é enorme, tanto que fica localizado dentro de mais de um município.

    Proporcionando contato direto com a natureza, além de locais para piqueniques e relaxamento, é ótimo para o lazer em família.

    Tem trilhas para todos os gostos, e inclusive você pode fazer passeios grandes, de até três dias, para ir de Petrópolis até Teresópolis por dentro do parque.
    É bom para sair do clima histórico né?
  4. Cervejaria Bohemia
    Existem ótimas opções de barzinhos e restaurantes caso seja esse seu estilo de passeio, mas a Cervejaria Bohemia é parada obrigatória antes de ir em qualquer outro lugar.

    Inaugurada em 1853, é uma das cervejarias mais antigas do Brasil, é possui uma grande variedade de cervejas e chopps em fabricação por lá.
    A visita inclui um tour completo pelas instalações da fábrica com um guia acompanhando, pois ao longo do percurso você vai aprender tudo sobre a fabricação dessa bebida tão amada.

    No fim do tour, você ainda pode degustar vários tipos de cervejas e chopps, além de porções fantásticas no bar da cervejaria.
    Depois disso, aí sim você está liberado para visitar outros bares e restaurantes, que aliás também são ótimos, pode confiar!

    O rolê das compras em Petrópolis
    Se você está pensando em ir para Petrópolis para ir às compras, vá sem medo de ser feliz, tem lugares fantásticos te esperando.
    O comércio local tem diversas opções de produtos, para todos os tipos de clientes e bolsos. Você pode gastar o quanto quiser e eu vou te dar algumas opções para isso:
  5. Rua Teresa
    Se sua vontade de comprar é por roupa, essa rua é para você. Próxima ao centro histórico, vai ser fácil você encontrar.
    Com lojas e boutiques que oferecem todos os tipos e estilos de roupa, com certeza mais de uma vai te encantar.

    O quanto vai gastar é você que diz, essa rua tem preços democráticos. Mas tome cuidado para não exagerar, viu?!
    Estamos falando de uma rua grande, com várias lojas, eu não perderia se fosse você!
  6. Rua 16 de março
    Para amantes das roupas, mas também para quem busca produtos variados. Essa rua é praticamente um shopping a céu aberto.
    Só falando assim você já imagina que não é um lugar pequeno, certo?

    E não é mesmo, você encontra lojas de todos os segmentos, com os mais diversos produtos. Esse sim é o paraíso das compras em Petrópolis, tudo o que você procurar, vai achar por lá.

Vale lembrar que neste artigo tem algumas opções de pontos de visitação e diversão para todos os gostos. Comece por eles e explore a cidade toda, boa viagem!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp