Queda de Cabelo Tanto Para as Mulheres Quanto os Homens

Quando o assunto é queda capilar, tanto as mulheres quanto os homens morrem de medo, e buscam alternativas para evitar perdas excessivas de fios.

Se você está nessa situação, ou já está buscando informação para não ficar assim, veio ao lugar certo.

Nesse artigo você encontra algumas causas de queda de cabelo, bem como dicas para evitá-la.

Ainda existem pessoas que acreditam que a queda de cabelo que leva à calvície atinge somente aos homens.

Mas isso é mito, qualquer pessoa que tenha um grau elevado de perda capilar pode se tornar calva, então fique atento aos sinais para que isso não ocorra com você.

Antes de tudo, é preciso entender que a queda de cabelo é normal em todo mundo, pois os fios têm seu ciclo de vida, crescem e caem com o passar do tempo.

Queda de Cabelo Por Renovação Capilar

Queda de Cabelo

Existem pesquisas que apontam que a perda de até 100 fios todos os dias é um sinal de renovação capilar normal para qualquer pessoa. O sinal de alerta deve soar quando a queda se intensifica e passa dessa quantidade.

Cada caso de perda capilar é único, e os fatores que levam a isso devem ser avaliados em cada pessoa, porém há alguns que são recorrentes e que você precisa prestar atenção.

O uso de algumas medicações e algumas doenças podem acarretar queda de cabelo, mas geralmente são pontuais e passageiras, então converse com seu médico para saber como evitar isso caso esteja em algum tratamento.

Quedas de Cabelo Pontuais

Queda de Cabelo

Porém, quando não se trata de quedas pontuais, os fatores mais comuns são: stress, falta de vitaminas, má alimentação, tabagismo, abuso de bebidas alcoólicas, alterações hormonais, anemia e até caspa.

Procurando um dermatologista, você vai poder saber qual o provável fator que te levou a perder cabelo e qual a melhor forma de tratamento.

Entretanto, dicas como manter uma alimentação saudável, evitar o tabaco e consumo exagerado de álcool sempre auxiliam na preservação de seus fios.

Além disso, produtos hidratantes, vitaminas capilares para passar nos fios e shampoos de tratamento podem auxiliar bastante no fortalecimento dos fios existentes e até mesmo no crescimento de novos fios.

Fique atento aos seus níveis de stress, pois em casos muito severos podem acentuar o nível de perda capilar e transformá-la em irreversível, como é o caso de quadros de alopecia.

Queda de Cabelo: Alopecia

Queda de Cabelo

Alopecia é uma doença auto imune, sem cura, causada por padrões excessivos de stress que geram queda severa de cabelo, causando calvície parcial ou total da pessoa, de forma permanente.

Então, não negligencie os sinais que seu corpo te dá, busque uma avaliação e intervenção médica para que sua saúde e a saúde dos seus cabelos estejam sempre em dia.

Não são somente os fatores já mencionados que podem levar à queda de cabelo. Se você expuser seus fios a vários procedimentos químicos – como escova, tintura, descoloração, relaxamento – em um curto período de tempo, pode ter problemas.

Nesse sentido, a melhor dica é procurar um cabeleireiro de confiança, para que ele te oriente sobre quais procedimentos seus fios aguentam, em quanto tempo e quais os cuidados para mantê-los saudáveis mesmo depois da química.

Cuidados com Chapinha ou Secador

Queda de Cabelo

Se você é dessas pessoas que usam muito a chapinha ou o secador, cuidado! Você também pode estar enfraquecendo seus fios e prestes a ter queda capilar.

Quando aquecemos o cabelo nesses aparelhos, tornamos os fios mais quebradiços e ressecados, então além de hidratar e utilizar produtos termoprotetores, devemos evitar o uso contínuo das chapinhas e secadores.

Para que seus cabelos estejam sempre saudáveis, o ideal seria você conversar com o seu cabeleireiro de confiança, saber o tipo e o comportamento dos seus fios e as necessidades nutritivas deles.

Depois, estabeleça uma rotina diária ou até semanal de tratamento, hidratação e cuidado. Invista em produtos próprios para o seu tipo de cabelo e à condição que ele se encontra, utilize-os corretamente e você terá ótimos resultados.

Tratamento com Profissionais

Queda de Cabelo

Sempre que possível, vá ao salão, faça os tratamentos mais profissionais para seu cabelo, livre-se das pontas duplas e aumente a proteção dos seus cabelos.

Mas lembre-se, tudo isso não substitui as dicas de antes sobre alimentação, álcool e tabaco, ok? Para um bom resultado, todas essas coisas têm que andar juntas.

Por fim, vale lembrar que visitas ao dermatologista sã sempre bem vindas. Ele vai saber dizer o que falta para a saúde dos seus cabelos e como melhorá-la, com produtos ou até medicamentos.

Isso para você que está sofrendo com a queda, mas também para você que quer evitá-la. Nada de fazer loucuras por conta, cerque-se de profissionais qualificados e siga as recomendações que demos aqui.

Vai valer a pena, pois a saúde dos nossos cabelos é a nossa saúde.

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp