ShihTzu, o Estourador de Fofurômetros

Se você é um dos amantes de raças pequenas e cheias de fofuras, talvez devesse dar atenção para um ShihTzu. Aliás, com certeza já deve ter visto muitos por aí, pois é bastante popular entre os doglovers.

Como o nome denuncia, o ShihTzu tem origem chinesa, a partir de cruzamento entre cães tibetanos que já não são encontrados hoje. Apesar da fofura, não se engane, é uma raça milenar! Há pinturas antiguíssimas da China que retratam o ShiTzu como o queridinho da realeza, o que foi uma realidade durante vários séculos, até que a revolução comunista quase extinguiu essa raça.

Realeza Chinesa Popularizou o ShiTzu

O vínculo com a realeza chinesa popularizou o ShiTzu por toda a China, fazendo com que fosse desejado por todos os que queriam uma companhia fiel e delicada em casa. Foi essa popularidade inclusive que impediu o fim da raça, já que os mercadores chineses também amavam esses cãezinhos e costumavam levá-los em suas viagens.

Em constante comércio com a Inglaterra, os chineses popularizaram os ShiTzu também nas terras da rainha, salvando-os do fim quase certo nas mãos dos comunistas. Existem pesquisas que mostram que os cães dessa raça que vemos por todos os lugares são descendentes dos que foram para a Inglaterra, inclusive os que habitam a China.

ShihTzu tem Descendência Britânica,

Então, a gente pode dizer que até o seu ShihTzu tem descendência britânica, chique né? E põe chique nisso, porque se tem uma coisa que esses cães sabem ser é chiques e charmosos, com plena consciência disso, eu diria. Se você reparar, o ShihTzu sabe bem que sua fofura encanta e atrai atenção, e por isso faz de tudo para ter o que quer quando e como quiser.

Esses pequenos que muitas vezes variam entre 20 e 28 centímetros de altura têm uma teimosia bem maior, e vão usar toda sua energia para fazer você atender todas as suas vontades, principalmente na hora do colo. Sim, colo! Se tem uma coisa que um ShiTzu adora é colo, mas só na hora que ele quer, nem adianta você ir tentar pegar fora de hora.

Adoram Chamar Atenção

Por mais que adorem chamar atenção, não gostam muito de perder o controle da situação, por isso revezam entre colo e momentos isolados num cantinho para descansar. Mas não pense que são solitários, eles não se adaptam bem com famílias que trabalham fora o dia todo e os deixam sozinhos por longos períodos, afinal, cadê a plateia nesses casos?

Então essa é uma dica importante: não importa se sua casa é grande ou pequena, importa que você não o deixe sem atenção por muito tempo, e que respeite os momentos de isolamento no cantinho. Mas, por que o cantinho? Porque um ShiTzu não gosta de estar constantemente exposto ao barulho.

E essa é uma outra dica: preste atenção aos ruídos do ambiente, o ShiTzu sempre vai estar alerta à eles e vai até latir sempre que notar uma mudança na intensidade, só que quando se cansar vai correr pra um canto e ficar, nessas horas minimize os ruídos.

Ah, e Sobre o Latido?

Ah, e sobre o latido, tirando essas ocasiões e as teimosias para que você o atenda, esses cães não costumam latir muito e se nas situações que latirem for excessivo, com certeza eles aprendem a controlar se você tiver paciência para ensinar.

Se na família tem crianças, o ShiTzu adora proporcionar entretenimento, mas também sobre gracinhas para os adultos. São justamente essas brincadeiras em família que mantém seu cãozinho saudável, não precisa de longas jornadas de exercício porque ele não aguenta.

O focinho achatado dessa raça dificulta um pouco a respiração, então até é possível fazer pequenas caminhadas, vai ser divertido ter mais pessoas para dar atenção e carinho, mas trajetos longos e exercícios prolongados nem pensar.

ShihTzu

Precisam Tomar Banho Toda Semana

Por mais que não se exercitem tanto, precisam tomar banho toda semana para evitar problemas de pele e também quebrar um pouco do calor que fica embaixo de tanto pelo. É bastante pelo, mas evite tosas agressivas, apenas apare e escove-os diariamente, essa raça não é fã de ficar sem pelos, mesmo que eles se espalhem pela casa toda. E lembre-se: pelo molhado tem que ser seco imediatamente, se não embola e adoece o cãozinho.

Se você seguir todas as recomendações e proporcionar para o seu cãozinho uma dieta balanceada, certamente vai garantir bastante tempo de fofura e brincadeira, já que um ShiTzu pode viver entre 10 e 16 anos. É charme, brincadeira e diversão garantida, pode ter certeza.

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp