Unhas Sempre Lindas e Bem Cuidadas

Toda mulher vaidosa gosta de unhas sempre lindas e bem cuidadas, não é mesmo? Mas grande parte delas sofre com o enfraquecimento e o aspecto quebradiço e não sabem o que fazer para resolver.

Se você faz parte desse grupo, nesse artigo vai encontrar dicas para tratar esses problemas e como fazer para evitá-los. Mas antes você precisa saber umas coisinhas sobre suas unhas.

A primeira delas é que, para o seu organismo, as unhas não são um mero enfeite. Elas fazem parte do sistema de proteção do corpo contra as impurezas do ambiente.

Unhas Refletem Saúde

Cuidados com as Unhas

Por isso, podemos dizer que suas unhas não refletem apenas a saúde delas, mas do seu corpo inteiro. Sinais como enfraquecimento repentino e aspecto quebradiço podem ser sinais de alerta para algo sério.

Busque investigar se seu corpo não está tentando sinalizar algo para você através de suas unhas, e busque auxílio de um médico para resolver o que está fugindo do normal.

Mas é claro que nem sempre esses sinais são indicativos de algo mais sério, e existem algumas coisas que podem ajudar você a descartar um perigo maior.

Porém, antes de tratarmos delas, você sabe dizer por que elas enfraquecem e quebram? Existem muitos fatores para isso, e você deve saber identificá-los para saber quando é hora de se preocupar.

Unhas Enfraquecem

Cuidados com as Unhas

São múltiplos os fatores que levam ao enfraquecimento e conferem um aspecto quebradiço às unhas, alguns relacionados ao ambiente e outros relacionados à sua saúde.

Isso significa que nem sempre apenas uma visita em sua manicure de confiança, corte, lixa e esmalte resolvem seu problema.

Sobre os aspectos ambientais, podemos listar o frio, uso de produtos de limpeza de baixa acidez, lavagem de mãos com produtos impróprios e até mesmo o hábito de roer.

Já sobre os aspectos de saúde, má circulação sanguínea, alterações no sangue, uso de algumas medicações, baixa imunidade e níveis elevados de stress são algumas das possíveis causas para os problemas de suas unhas.

Se você identifica alguma das causas descritas que se relacionam com a saúde de seu organismo em geral, o ideal é que procure um médico, para que ele avalie seu caso e determine o tratamento mais adequado.

Tratamento das Unhas

Cuidados com as Unhas

Nesses casos, os tratamentos variam entre as pessoas, mas geralmente vão desde o uso de medicações diretamente nas unhas, reposição de vitaminas via oral ou até a intervenção medicamentosa para algum outro sintoma específico.

Um dermatologista poderá avaliar seu caso e dizer exatamente qual o tratamento adequado ou qual outra especialidade médica procurar.

Agora, se seu caso se enquadra nos fatores ambientais, procure mudar os produtos de limpeza, lavar as mãos com sabonetes adequados e abandonar o hábito de roê-las.

Além disso, manter uma boa alimentação, rica em nutrientes, não ser tabagista e praticar atividades físicas regularmente também deixarão suas unhas mais saudáveis.

Dicas estéticas também podem contribuir com a saúde de suas unhas, e aqui estamos falando diretamente da sua relação com a sua manicure.

Pesquisas indicam que lixar as unhas de forma quadrada aumenta as chances que quebra e enfraquecimento. Além disso, comprimento muito longo também é um fator danoso.

Vale dizer que isso que falam, por aí que não se pode fazer uso de esmaltes constantemente sob a desculpa de que sua unha precisa respirar é um mito.

Esmalte Em Unhas

Cuidados com as Unhas

Esmaltar as unhas com frequência é sim possível, desde que a higiene delas esteja em dia e que recebam cuidados sempre.

Mas atenção, o estilo que você pede quando vai à manicure, também pode estar prejudicando a saúde delas.

Com certeza você já viu, teve vontade de fazer ou até mesmo já fez aqueles estilos de lixamento super na moda que afunila as unhas e as deixa pontudas, acertei?

Pois é, mas essa moda faz com que as chances de tê-las fracas e quebradiças aumente bastante, já que, além da questão do comprimento que já falamos, altera consideravelmente o formato originas das unhas.

Cuidados com Unhas Gel

Cuidados com as Unhas

Outra coisa preocupante é o uso exagerado de unhas postiças como de gel ou vidro. Esse sim não deve ser feito com frequência.

Caso opte por colocar elas acima das suas, é preciso que faça com um profissional capacitado e que pelo menos de vez em quando remova e deixe um tempo sem.

O ideal mesmo é que você converse com sua manicure, ache o comprimento certo que não comprometa a integridade das suas unhas e claro, pode ousar nas combinações de cor para arrasar no visual.

Se possível opte pelo formato redondo e, em caso de algum problema de enfraquecimento ou quebra que se prolongue muito, busque um médico. No mais, divirta-se com suas unhas.

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp